01 maio 2010

Oracle9i Enterprise Edition Release 9.0.1.1.1

Foi o fim do mundo! Agora que me meti com o Oracle, até deu para ver a minha vida a andar para trás.

Foi necessário publicar uma aplicação web, com acesso a base de dados Oracle.

O servidor Oracle 9i (versão 9.0.1.1.1) já estava instalado, pelo que apenas faltava o cliente, para que a aplicação funcionasse.

1. ODAC

O cliente Oracle da Microsoft encontra-se como deprecated, pelo que foi utilizado o ODAC.

Como pretendia usar a versão 9i e 10g do Server, comecei logo na versão 10 do ODAC.

A versão que funcionou correctamente foi a "Oracle 10g ODAC 10.1.0.4.0". Instalou correctamente em Windows Server 2003 (máquina virtual) e em Windows 7.
A versão "Oracle 10g Release 2 ODAC 10.2.0.2.21" não parece ter instalado correctamente (testado no Windows 7)
A versão "Oracle 11g ODAC 11.1.0.7.20" instalou correctamente em Windows 7, mas foi testado até ao Server 9i versão 9.2, pelo que pode não funcionar com o meu servidor. O que se verificou mesmo.

Quanto ao Windows Vista, nenhuma das anteriores funcionou. É o Vista, é normal...

2. Problemas

Os problemas são muitos e variados. O importante a reter é que as soluções apenas resultam correctamente após as máquinas reiniciarem. O simples reiniciar dos serviços respectivos não é suficiente!

2.1 Problema
TNSping pingava o Oracle, mas ao iniciar a sessão, devolvia erro
ORA-01034: ORACLE not available
ORA-27101: shared memory realm does not exist

Solução
No servidor onde estava a bd do oracle, faltava inserir as variáveis de sistema ORACLE_HOME (oracle\ora90) e ORACLE_SID (SID do tnsnames);

Outra solução
Correr "eventvwr". Pode dar-se o caso de não ter espaço suficiente para guardar os logs, pelo que é necessário aumentar o tamanho.

2.2 Problema
Passou a dar outro erro após a solução acima (não guardei).

Solução
A razão encontrada foi a coexistência de várias versões do Oracle client na máquina que acedia (Windows Server 2003). Removeram-se a custo os oracle instalados, foi necessário pesquisar uma opção para remover serviços do windows (já que não se conseguia remover as pastas mesmo após desinstalação). Instalou-se somente o ODAC pretendido e já foi possível aceder correctamente.

Solução (Vista)
C:\Program Files\Oracle

No Vista, tive de remover a pasta acima, para conseguir instalar o ODAC correcto.
Com essa pasta lá, recebia a indicação que existia uma versão superior de Oracle, e não conseguia iniciar a instalação. Isto apesar de ter limpo o registo, ter conseguido remover a pasta onde se encontra o cliente Oracle e não existia nenhum serviço do Oracle a trabalhar ou mesmo parado.

Mas mesmo depois de ter instalado, o Vista não deu por nada na mesma...

2.3 Problema
Permissões das pastas do ora90 e do cliente.

Solução
Neste ponto, não me preocupo muito. Simplesmente abro o buraco na segurança, dou permissões totais a todo o tipo de utilizadores que já estejam adicionados à pasta do servidor oracle e do cliente oracle, e mando para o barulho utilizadores do IIS.

fontes:
Muita pesquisa no Google, porque como se percebe, com tantos erros, qualquer diferença no software base, provoca novos erros e são necessárias outras soluções.

1 comentário:

Anónimo disse...

SID do "tnsnames"

o que é isto??

estou maluco com esse problema

help me